Mesmo no período de instabilidade econômica que assola o Brasil, o setor de serviços foi o que mostrou melhor performance! E o seu negócio, como está se saindo neste cenário? Confira abaixo no artigo enviado pela nossa parceira Pacto Soluções como sua academia pode superar as consequências da crise no mercado fitness!

Vença esta corrida!

O segmento de Condicionamento Físico, que onde se enquadram academias e demais negócios fitness, figurou entre os 5 negócios que apresentaram crescimento.
Olhando a fundo para este cenário, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) identificou que apenas 0,2% das mais de 30 mil academias do país são de médio ou grande porte. O que significa que 99,8% dos estabelecimentos, de um setor que movimenta mais de 2 bilhões de dólares por ano, são micro ou pequenas empresas.
Apesar de o Brasil ser o segundo no ranking mundial em número de academias, ainda ocupa a 8ª posição no que diz respeito à faturamento. Ainda de acordo com o Sebrae, este dado pode apontar para um baixo nível de maturidade na gestão dos empreendimentos.

Veja 5 passos para otimizar a sua gestão:

Descubra como atingir melhores resultados em lucratividade, mesmo em tempos de crise.

 1- Tenha foco em produtividade

O seu aluno quer ter resultado! Do contrário, irá migrar para o concorrente. Não basta prometer, é preciso se comprometer. Sendo assim, oriente a sua equipe para esta máxima: seu aluno precisa ser acompanhado, instruído e motivado.

2- Produza mais com menos

Mesmo que sua academia esteja passando por uma boa fase, é melhor identificar quais são as maiores despesas da sua academia e ver o que pode ser otimizado. A tecnologia pode te ajudar com isso, como cortes no gasto telefônico, menos impressões de documentos, maior controle sobre oportunidades, entre outros.

3- Esteja atento às novas tendências e inovações

Quais são as novidades do momento? Descubra e traga para a sua academia. Isso vale tanto para aulões fitness e novas modalidades, mas também pode estar ligado à comunicação com seu cliente, como usar as redes sociais para instruir melhor seu público.

4- Foque em fidelização

É de conhecimento de todos que as academias apresentam grande rotatividade de clientes. A verdade é que a maioria dos gestores foca em conquista de novos alunos, não em manutenção e fidelização. Busque identificar o principal fator de desistência e desenvolva mecanismos para minimizar essa saída. Lembre-se sempre que um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios.

5- Analise o comportamento do mercado fitness e vá junto

Um dos grandes erros dos empreendedores é não analisar as tendências de mercado. Com isso, perde-se oportunidades e o seu negócio acaba ficando para trás. Por exemplo, um público com cada vez mais poder de compra é a 3ª idade, que além disso, contam com prescrição médica para exercícios e tempo disponível. Você já pensou em oferecer soluções para esse nicho?
Fique ligado nas soluções que a Pacto tem para te ajudar a otimizar o seu processo de gestão!
Fonte: Revista Acad Brasil, ed. 74 
Escrito por:

Raysa Carvalho
Copywriter na empresa Pacto Soluções

A Pacto Soluções, atua desde 1994 no mercado da informatização, inovando com sistemas gerenciais. Com mais de 1 100 clientes satisfeitos, sua missão é entregar soluções que potencializem os resultados de empresas, como Academias, Clubes, Escolas, Hotéis Fazenda, e outros segmentos. Conheça mais sobre a Pacto Soluções em: pactosolucoes.com.br

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