A alma dos pratos que você prepara com todo o cuidado para o seu cliente, além da qualidade de quem prepara, são os ingredientes. Por isso é importante garantir que você tenha a disposição insumos de qualidade. E isso depende da qualidade dos fornecedores que você contrata.

A nossa parceira do blog, Linked Gourmet, cita abaixo algumas premissas que devem ser consideradas antes de escolher os fornecedores do seu estabelecimento.

handshake

 

PESQUISA DE MERCADO

Conheça os fornecedores da sua região. Converse com outros empreendedores do food service a fim de saber mais sobre os fornecedores que utiliza e quais as opiniões de alguém do mesmo ramo que você sobre ele. Essa conversa pode ser boa para vocês dois, que podem trocar sugestões de fornecedores.

Se não ficar à vontade para perguntar, compare os fornecedores que você descobriu. Não fique focado no preço apenas. É importante saber a flexibilidade das entregas, como são transportados e conservados os produtos. Assim saberá como chegarão a sua loja. Saiba como é a higiene da operação do seu fornecedor.

Tudo isso é importante para evitar surpresas, afinal você preza pela qualidade de seus pratos. E ninguém quer episódios de clientes passando mal pela qualidade da comida. Não tem preço baixo que compense isso.

 

ECONOMIA

Uma vez identificados fornecedores com especificações que vão de encontro ao que seu estabelecimento precisa, você pode se focar na economia. Planeje com cuidado quanto de cada ingrediente você vai precisar e com qual frequência irá comprar. Evite adquirir uma quantidade desproporcional com o que você costuma vender, para não desperdiçar.

Muitas vezes compensa comprar uma quantidade maior de produtos e manter em estoque, conservando de maneira apropriada. Obviamente você deve considerar a capacidade do seu estoque. Quanto maior a quantidade que você solicitar, maior o seu poder de barganha quanto ao custo dos produtos. Fique atento também a taxa de entrega.

Peça vários orçamentos e separe os que mais vão de acordo com o que você está disposto a pagar. Mesmo após escolher o fornecedor, separe mais duas opções para evitar dependência. Se acontecer algum problema com seu fornecedor principal é importante ter outras opções separadas para não impactar sua operação e nem pagar preços abusivos por não ter pesquisado o fornecedor antes.

 

RELACIONAMENTO

Ao trabalhar com seus fornecedores, procure manter uma relação legal para ambos os lados. O relacionamento precisa funcionar como uma parceria, o que vai ajudar vocês a se programarem e até ter preços especiais ou atendimentos preferenciais no futuro. Quanto melhor o relacionamento menor a chance de você ficar na mão.

 

Fonte: “Fornecedores – Saiba o que considerar antes de escolher.”

Escrito por:
Linked Gourmet

A Linked Gourmet é uma empresa que oferece solução completa para automação e gestão no segmento de food service.  Conheça mais sobre as suas soluções em: www.linkedgourmet.com.br.

Se sua empresa também quer compartilhar as melhores práticas de gestão para o varejista, entre em contato com a gente em: redacao@capptai.com.br

Posts Relacionados

Comentários