Está pensando em abrir uma franquia? Já fez o seu planejamento de gastos? Você precisa saber se o seu perfil é compatível com o ramo de franquia que você deseja abrir e entender os fatores que podem te levar ao sucesso. Abaixo listamos 5 fatores primordiais para você não fracassar com sua nova franquia.

Escolha uma franquia compatível com o seu perfil empreendedor

Você precisa entender qual persona você é e qual seu perfil de empreendedor. Não caia na história de: “só porque eu tomo cerveja eu quero vender chopp”. Em 90% das vezes isso vira um fracasso. Ao optar por um ramo de negócio e tornar-se uma franquia, você precisa avaliar seu perfil empreendedor. Uma boa dica é construir uma Matriz SWOT para saber os pontos fracos e fortes do seu negócio e, é claro, de você que será um futuro gestor.

Resultado de imagem para matriz swotAnálise Swot: forças e fraquezas dos ambientes interno e externo

Avalie o seu ponto comercial 

Do que adianta abrir uma franquia do McDonalds em uma cidade toda fitness? Avalie bem o local que você vai abrir a sua Franquia.  Verifique se ao seu arredor existem concorrentes, a possibilidade de público assíduo aos seus produtos e se você, naquela região, realmente é um diferencial.

Faça os treinamentos propostos pela Matriz

Não fuja dos seus deveres e não pense que você sabe de tudo. É obrigatório que sua nova franquia faça todos os treinamentos disponíveis e propostos pela franquia matriz pois é nessa hora que você entenderá a coluna do seu negócio para futuramente não perder a verdadeira essência do seu investimento.

Faça um planejamento para montar a sua equipe 

O quarto ponto mais importante para você não quebrar a cara com a sua franquia. Você precisa orçar as pessoas que vão compor sua equipe de trabalho. Pense em salários, benefícios, leis trabalhistas e em tudo que pode trazer despesas a curto e longo prazo. Outro ponto importante é a seleção. Na hora da contratação veja quem realmente estará engajado com seu ramo de atividade e tem o perfil da vaga e da sua empresa.

Tenha um software de gestão 

Sabe aquela velha história das empresas que morrem pelo coração? Pense nisso ao avaliar o software de gestão de sua franquia. Um software de gestão precisa atender em 100% a sua franquia desde a parte de compras até dados de vendas por vendedor, roupa, alimento, etc.

Procure um software de gestão especialista para o seu ramo de negócio e evite sistemas genéricos que se dizem fazer tudo, mas que realmente atendem o básico. Você quer crescer e ganhar dinheiro ou ser apenas uma opção como as outras? Pense nisso na hora de escolher seu software especialista em seu ramo de negócio.

 

Fonte: “5 passos para construir uma franquia de sucesso”.

Escrito por:
 CIGAM – Software de Gestão

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