Um dos requisitos para o bom funcionamento do seu negócio é ter uma equipe de alta performance.  Para isso é necessário planejamento, uma boa gestão de equipe e as ferramentas certas.

Confira a seguir o artigo que a nossa parceira GDOOR separou para o blog sobre o assunto.

Capptaí quais passos devem ser tomados e os coloque em prática o quanto antes!

Assuma uma postura de liderança

Por mais que algumas decisões possam (e devam, dependendo do caso) ser mais democráticas, em alguns momentos é preciso que alguém faça uma escolha firme e enfática. Assuma essa posição de maneira que todos compreendam qual é a melhor saída e trabalhem para que ela ocorra.

Conheça seus profissionais

É papel do gestor conhecer todos os membros da equipe e isso vai além de apenas saber os nomes deles. Você deve entender a maneira como cada um trabalha, quais são seus pontos fortes e no que eles devem melhorar. Isso contribui na hora de distribuir as tarefas e também para incentivar a atuação em alta performance.

Defina metas

As metas ajudam a manter a equipe estimulada a trabalhar em uma mesma direção. Porém, na hora de defini-las, é preciso ter os pés no chão e considerar as vantagens e limitações de cada colaborador. Metas escolhidas na base do “achismo”, sem levar em consideração os dados e a realidade da empresa, podem ser impossíveis de ser alcançadas, o que desmotiva bastante a equipe.

Compartilhe os planos de ação

Quando as metas forem definidas, deixe bem claro para os colaboradores quais são elas e como a empresa pretende alcançá-las. Cada um deve saber exatamente qual é o seu papel, a função que precisa desempenhar e como o seu trabalho se relaciona com o de outros membros da equipe.

Isso não significa que um deve interferir no trabalho do outro, mas sim que eles precisam saber quem procurar quando tiverem que resolver alguma dificuldade ou conflito. Compartilhar os planos de ação também ajuda o colaborador a entender de que forma o seu trabalho pode impactar no resultado da equipe e, por isso, melhora o engajamento do time.

Mantenha sua equipe de alta performance alinhada

Conforme dissemos no tópico anterior, os trabalhos de cada um dos membros da equipe estão relacionados. Por isso, é necessário que o time esteja bem alinhado, contando com reuniões periódicas para que todos estejam cientes do andamento do trabalho e atingimento de metas, e para promover a troca de ideias.

Motive seu time

Depois de estabelecer metas de acordo com o perfil de cada colaborador, deixá-los cientes de qual caminho devem tomar e garantir que todos estejam na mesma página, sua equipe de alta performance está pronta para trazer resultados incríveis. Porém, para que isso seja duradouro, é preciso que ela esteja sempre motivada.

A motivação do time começa já na seleção: é preciso montar uma equipe com pessoas cuja visão seja semelhante e que compartilhem os mesmos valores. Dessa forma, fica mais fácil trabalharem em um objetivo comum. Além disso, o gestor deve cumprir um papel de mentor e buscar sempre o aperfeiçoamento de todos para garantir a motivação.

 

Fonte: “6 passos para ter uma equipe de alta performance”.

Escrito por:

GDOOR Sistemas

A GDOOR, é uma empresa Catarinense de Tecnologia da Informação. Com mais de 145 000 usuários, oferece soluções em softwares para gestão de Micro e Pequenas empresas. Conheça mais sobre a GDOOR em: www.gdoor.com.br

Se sua empresa também é uma apaixonada pelo varejo e gestão de pessoas, envie seu artigo: redacao@capptai.com.br

Posts Relacionados

Comentários