Ter aquele feeling para vender é importante, mas não o bastante. A técnica faz toda a diferença na performance  de um profissional completo. Se você quer ter uma equipe de vendas afiada e motivada, acompanhe algumas das dicas de Nelson Ribeiro, gerente Comercial da ATS em parceria com o Capptaí. O profissional realizou um bate-papo online, e o resultado você confere agora.

 Centennials

As empresas precisam estar preparadas para atender as necessidades de um novo tipo de cliente: os centennials, geração que veio depois dos milennials. São pessoas com idade entre 17 e 21 anos. Eles trabalham para sobreviver e não para enriquecer, mais realistas, envolvidos com tecnologia e tolerantes à diferenças. Essa agilidade pode ser positiva do lado de dentro da empresa. Seus conhecimentos são obtidos com dois ou três cliques, por isso, são bons para tornar mais fluidos os processos internos da empresa.

 

Conhecendo o Time de Vendas

É fundamental para um líder detectar e entender os perfis das pessoas que trabalham no time. Uns são mais emotivos, outros mais prestativos, ainda há os rabugentos que, apesar disso, entendem muito sobre o negócio. Existem também dois tipos vendedores: os farms (fazendeiros) e os hunters (caçadores). O hunter é aquele que age rápido, faz muitas vendas e tem foco em ganhar comissão. No entanto, ele não se preocupa muito com o pós venda e em fidelizar o cliente. O farmer é aquele que cultiva a venda, que constrói um relacionamento mais duradouro com o cliente. No entanto, esse perfil não é agressivo em vendas e não garante resultados rápidos. Qual é o melhor? Cada um deles tem pontos fortes e fracos. O ideal para uma empresa é ter ambos para conciliar um balanço de atividades. O gestor precisa achar um equilíbrio e treinar os vendedores. Por isso, mantenha-os motivados, compartilhe os resultados e números, envolva-os no processo.

 

Preparando Terreno

Criar ritmo e entender as necessidades do projeto leva tempo. Mudanças de mentalidade não são feitas de um dia para o outro. É como a Alemanha, que com o passar dos anos, foi tomando cuidados com treinamento, investindo na categoria de base, até se tornar uma potência do futebol. Também é importante preparar o terreno adequado. Sua loja tem wi-fi? Os uniforme dos funcionários são confortáveis e dentro dos padrões de moda? Tem uma boa iluminação? Sem dúvida, o cliente nota a diferença. A organização dos produtos conta bastante. Como deve ser a experiência do consumidor ao usar este serviço? Como deve ser a experiência do funcionário ao prestar este serviço? Como uma empresa se mantém fiel à sua missão e se mantém relevante para o consumidor, ao mesmo tempo? Antes de cobrar dos funcionários, todos esses pontos devem estar bem definidos e cumpridos.

Tenha um Bom Sistema de Gestão

Mais uma vez, destaca-se a organização e as vantagens de um software de gestão para acompanhar com mais precisão as informações da sua empresa, como custos, mercadoria em estoque, análise de vendas. Não subestime a importância deste tópico.

 

Fonte: “Vender não é só vocação: saiba como influenciar na performance da equipe“.

Escrito por:
Nelson Ribeiro
Gerente Comercial da ATS

Fundada em 1991, a ATS apresenta soluções para o varejo, serviços fiscais, oficinas e outros segmentos. Hoje em dia, mais de 4 mil clientes contam com 7 filiais e profissionais preparados para oferecer as melhores serviços em sistema de gestão. Conheça mais sobre a ATS em: atsinformatica.com.br

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