A inteligência emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades. Confira algora algumas dicas que o pessoal da CIGAM preparou em parceria com o Capptaí.

No mundo corporativo, existe a máxima de que os profissionais são contratados geralmente por seus conhecimentos técnicos, mas demitidos por problemas comportamentais. Comumente, a dificuldade em se relacionar com os demais e não saber lidar com situações simples do cotidiano prejudicam e afetam a produtividade do indivíduo. Pensando nisso, desenvolver a inteligência emocional no trabalho pode se um grande diferencial.

 

Confira as nossas dicas

  1. Observe e analise seu próprio comportamento e esteja atento quanto às suas reações frente a diferentes situações. Analisando suas atitudes, é possível compreender como elas impactam sua relação com as outras pessoas, estabelecendo mudanças quando esses resultados forem negativos.
  2. Aprenda a dominar suas emoções e controlar seus impulsos antes de se decidir ou se pronunciar quanto a assuntos importantes. Em momentos assim, exercícios de respiração e até mesmo uma breve meditação podem ajudar.
  3. Por mais difícil que seja, é de suma importância aprender a lidar com as emoções negativas (angústia, medo, raiva) e não deixar que elas dominem você.
  4. Acreditar no seu próprio potencial e aumentar sua autoconfiança são atitudes que podem ajudá-lo a trabalhar sua inteligência emocional. Diga a si mesmo que acredita em sua capacidade de superar obstáculos e mantenha a calma em momentos de crise.
  5. É preciso aprender a lidar com a pressão do dia a dia e não deixar que as emoções tomem o controle. Ao se sentir pressionado pelas cobranças do trabalho, procure relaxar e controlar a ansiedade. Atividades como ioga, natação ou dança podem ser muito úteis para aliviar essa carga.
  6. Controlar as emoções não significa reprimir sentimentos, pois é importante para a sua saúde mental expressar sua opinião e como você se sente. Contudo, no ambiente de trabalho, você deve encontrar o próprio equilíbrio para colocar seus pensamentos de forma equilibrada e racional.
  7. A falta de empatia é uma das maiores falhas da humanidade. Procure desenvolver esse sentimento, colocando-se no lugar do outro para tentar compreender as atitudes de outras pessoas. Assim, é possível praticar a tolerância e o respeito, seja no trabalho ou fora dele.

 

Gostou? Agora é hora de colocá-las em prática!

 

Fonte: “Inteligência Emocional”.

Escrito por:
Paulo Passos

Executivo de contas da CIGAM Crescer

Atuando no mercado de software de gestão empresarial desde 1986, a CIGAM está sempre em busca de inovação, produtividade, integração e inteligência organizacional. As soluções completas de ERP, PDV, CRM, RH, BPM, MOBILE e BI são utilizadas por mais de 5.000 clientes. Conheça mais sobre a CIGAM em: www.cigam.com.br

Se sua empresa também é uma apaixonada pelo varejo e especialista em alguma área, envie também seu artigo: redacao@capptai.com.br

Posts Relacionados

Comentários