Quer atrair mais clientes para a sua loja? O design de varejo pode ser um grande aliado!

As nossas parceiras do Estúdio TE  nos relataram sobre um projeto que realizaram em uma quitanda e aproveitaram para dar dicas práticas e funcionais de como algumas mudanças no seu estabelecimento podem contribuir para alavancar as vendas e atrair mais clientes. Capptaí!

….

A Quitanda da Mara existia neste mesmo local e com o mesmo mobiliário. A intenção da Mara ao procurar o Estúdio TE foi atrair mais clientes para dentro da Quitanda, sem grandes reformas e com o mínimo de gastos possível. O que foi feito:

 

Reorganização da disposição da loja

Na quitanda, fizemos a reorganização da disposição das fruteiras já existentes, com intuito de conduzir o trajeto do cliente. Deixando ao fundo da loja o produto de compra básica, assim o cliente passa por todos os produtos e no meio do percurso acaba adicionando mais itens à sua cestinha.

 

Conforto visual

Decoração para transmitir beleza, conforto visual e levar o cliente a uma sensação de vida, movimento e saúde. Para isso usamos a pintura verde dos pilares e vigas, os cestos e bandeirinhas nas paredes, plantas penduradas, bicicleta, lustres de roda de bicicleta…. Todos os elementos de decoração usados foram pensados para realçar os valores que a quitanda precisava transmitir para vender mais: vida, saúde, movimento, cuidado e amor.

O conforto visual faz o consumidor permanecer mais tempo no ambiente. Quanto maior o tempo que o consumidor permanece, maior a chance dele acrescentar mais itens na cestinha!

 

Expositor estratégico

Colocamos uma carroça na entrada da quitanda para dar destaque a produtos, variando a exposição ao menos uma vez por semana.  Curiosidade: a inauguração da quitanda caiu em um feriado. A proprietária tinha comprado melancia para os 3 dias e colocou elas na carroça, mas no primeiro dia ela já tinha vendido as melancias de todo o feriado!

carroca com melancia

 

Invista na fachada

A fachada é muito importante, ainda mais se tratando de uma loja de rua. Ela tem potencial de causar curiosidade e desejo no passante, podendo transformá-lo em cliente. Na fachada da quitanda, trocamos o toldo velho e desbotado por um novo toldo, colocamos pallets pregados na paredes e os usamos como suporte para flores. Não tem nada que demonstre mais cuidado e saúde que plantas vivas, o que transmite o cuidado que uma pessoa procura ao buscar alimentação. As flores eram somente para decoração, mas como a proprietária do estabelecimento é boa de negócios, no quinto dia de trabalho, em resposta a alta procura, ela já estava comercializando as flores.

.

 

Escrito por:
Estúdio TE

O Estúdio TE é especialista em criar experiências de compra competitivas. Trabalhando o design de acordo com a lógica de consumo, visando soluções inovadoras e assegurando aos clientes uma maior visibilidade e rentabilidade. Conheça mais sobre o Estúdio TE em: estudiote.com.br  ou instagram.com/estudiote_design/

Se sua empresa também tem dicas de como melhorar a gestão do varejista, envie seu artigo: redacao@capptai.com.br

 

Posts Relacionados

Comentários