O e-commerce se tornou uma excelente opção para quem deseja expandir seu negócio ou até mesmo começar do zero. Mesmo em um momento de crise, em 2016, o comércio eletrônico no Brasil teve alta de 7,4%. No entanto, por falta de experiência, muitas lojas virtuais fecham devido à alta concorrência. Nesses casos, optar por um mercado de nicho pode ser a melhor escolha.

Para se destacar no mercado e crescer de maneira sustentável, grande parte das empresas começa se especializando em apenas um segmento. Um ótimo exemplo é o Submarino. No início, eram disponibilizados apenas livros em sua plataforma. Atualmente, é possível encontrar produtos de todos os tipos, inclusive lâminas de barbear.

Quer saber as vantagens, os segmentos que estão em alta e como encontrar seu nicho no e-commerce? Continue lendo e confira!

Vantagens de atuar em um mercado de nicho

O público-alvo é bem definido

Ao investir em um mercado de nicho, seu público-alvo estará bem estabelecido. Você saberá exatamente a linguagem que deve ser utilizada nos meios de comunicação, as mídias em que eles estão inseridos e seus hábitos de consumo. Dessa forma, as ações de marketing terão mais impacto.

A concorrência é menos acirrada

Um dos grandes problemas em trabalhar com produtos de segmentos variados é que você disputará espaço com nomes de peso no mercado. Essas empresas consolidadas trabalham em cima de volume e preço, portanto, é preciso ter um nome forte para ser competitivo.

Os custos de divulgação são menores

As ferramentas de divulgação no ambiente digital permitem que você segmente ao máximo seus anúncios. Quando você faz essa filtragem, apenas aqueles que têm potencial de compra são impactados. Sendo assim, seu investimento é menor, pois o público não é distinto, e o ROI costuma ser grande.

A variedade de produtos é maior

Quando uma loja virtual decide atender diferentes mercados, ela opta pelos produtos mais populares. É inviável oferecer itens diversos de todas as marcas e modelos. No entanto, quem atende a um nicho em específico é capaz de se especializar naquela área e disponibilizar opções diferenciadas. Se você vende apenas cervejas artesanais, provavelmente oferecerá mais alternativas do que um grande supermercado.

5 mercados de nicho em alta no Brasil

Para descobrir mercados e produtos que estão em alta, utilizamos o Google Trends como ferramenta de análise. A pesquisa foi realizada no ano de 2017, abrangendo os últimos 12 meses, ou seja, dependendo de quando você estiver lendo este artigo, a realidade pode ser diferente da atual.

1. Games

Esse é um dos termos pesquisados que menos oscila ao longo dos meses. Em uma escala de 0 a 100 no nível de popularidade, o termo “games” varia entre 75 e 100.

É um nicho amplo, com muitas subcategorias. Você pode se especializar em jogos, consoles, computadores, acessórios, entre outros. Analisando os dados complementares, concluímos que ele é mais forte nas regiões Sul e Sudeste, e as palavras-chave “games online” e “pc games” lideram entre as consultas relacionadas.

2. Suplementos

A procura por suplementos, de acordo com o Trends, também é bastante interessante para quem busca se especializar em um nicho. Na escala de 0 a 100, o termo costuma ficar no nível 75 de popularidade.

Diferente do item anterior, a pesquisa por essa palavra é alta em diferentes regiões do Brasil, sendo o Nordeste e o Norte os primeiros da lista. O suplemento Whey Protein é de longe o mais popular entre eles.

3. Perfumes

De acordo com o gráfico, em novembro de 2016, a pesquisa por perfumes chegou ao nível 100 de popularidade. Entretanto, ao longo dos meses, os valores ficaram próximo à 70.

O termo relacionado mais pesquisado é “perfumes importados”. As únicas marcas brasileiras a entrarem no top 5 foram: Boticário e Hinode. O Tocantins é o estado em que essa consulta é maior, seguido por Maranhão e Piauí.

4. Artigos esportivos

Dentro do nicho do esporte, também é possível encontrar diversas subcategorias para se especializar. O segmento de chuteiras é um dos mais populares entre os artigos esportivos, oscilando de 75 a 100 no nível de popularidade.

A palavra-chave “Nike chuteiras” é a mais bem colocada no ranking de volume de pesquisas. Já a Adidas, principal concorrente, tem quase a metade desse volume. No entanto, o termo “chuteira Adidas 2017” está em ascensão, com um crescimento de mais de 1.950%.

5. Produtos da cultura pop

Todos os meses, diversos filmes entram em cartaz, revistas em quadrinhos são lançadas, bandas lançam novos álbuns, e por aí vai. O ideal é ficar de olho nesses lançamentos para oferecer produtos personalizados, como canecas e camisetas.

A busca por “Star Wars”, por exemplo, atinge seu ápice no mês de dezembro, quando os filmes da franquia estreiam. Ao digitar “caneca Star Wars” dá para perceber a popularidade desses produtos relacionados ao filme. Porém, apenas os estados do Sul e Sudeste aparecem como relevantes para esse mercado.

O caminho para encontrar o seu nicho

Primeiramente, é importante que você se identifique com o nicho que escolher. Dessa forma, você conhecerá os problemas e interesses do usuário, e assim entregará a melhor experiência de compra. Contudo, você tem que se perguntar se realmente há demanda para o mercado escolhido.

Do mesmo modo, também não é aconselhável escolher um nicho apenas porque não existe concorrência. Se ninguém estiver vendendo determinado produto, mas também ninguém demonstrar interesse em comprar, não valerá o esforço.

O trabalho de pesquisa é fundamental para constatar se o volume de procura apresenta bom índice. Além do Google Trends, você pode utilizar o Google AdWords. Com essas ferramentas, é possível analisar o volume de busca durante os meses, concorrência, palavras-chave relacionadas, entre outros dados.

Por fim, você deve se perguntar qual será o seu diferencial para se destacar entre os e-commerces. Mesmo que você entre em um nicho com pouca concorrência e bom volume de pesquisas, é preciso oferecer algo a mais para os consumidores optarem pela sua loja virtual.

Trabalhar com o mercado de nicho no e-commerce é uma tendência, que cresce a cada ano. Com a facilidade que a internet proporciona, os consumidores agora têm a oportunidade de encontrar produtos que antes eram inacessíveis. Sendo assim, há muitos segmentos que podem ser explorados.

 

Escrito por:
VTEX

A VTEX é uma multinacional brasileira desenvolvedora de plataforma de cloud commerce para empresas. Está presente em 25 países e possui clientes como: O Boticário, Coca-Cola, Whirpool e Ambev. Conheça mais sobre suas soluções em: www.vtex.com

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