Aumentar as vendas pode ser um grande desafio quando sua empresa não possui folga no caixa para fazer promoções ou oferecer descontos. Nas farmácias, em especial, a tentativa de “empurrar” mais medicamentos para um cliente pode gerar grandes dilemas éticos, o que é mais um obstáculo para os farmacêuticos.

Mesmo com tantas dificuldades, capptaí 6 dicas para aumentar as vendas na sua farmácia.

 

1. Ofereça variedade

Quando um cliente chega na sua loja e não encontra um produto, você não perde apenas uma venda! Sua farmácia também reduz as chances de receber o cliente na loja uma próxima vez.

Por isso, tenha sempre uma boa variedade de marcas expostas, adequando-se às variações da demanda e do publico da sua região.

Além disso, quando ouvir um cliente falando sobre um produto que você não conhece, pesquise e faça o que for necessário para começar a oferecer o item caso tenha uma possibilidade de demanda por ele.

 

2. Exponha com eficiência

Ainda que o espaço na farmácia seja pequeno, é preciso se organizar para deixar os produtos bem divididos por departamentos, facilitando o processo de seleção pelos clientes.

Lembre-se de expor em maiores quantidades aqueles produtos que saem mais, pois as chances que outras pessoas também optem por eles são maiores.

Além disso, exponha em locais estratégicos como:

  • no balcão de atendimento, utilizando prateleiras de vidro,
  • na fila para o caixa com displays modulares, e
  • no próprio caixa, com gôndolas e displays acima e abaixo do seu colaborador, nesse caso com itens de baixo valor.

 

3. Invista em divulgação

Divulgar os produtos e serviços oferecidos pela farmácia é fundamental para que as pessoas conheçam seu negócio. Avalie a utilização de espaços publicitários em jornais, rádios e outros veículos de comunicação que tenham impacto sobre a população da sua região, não somente para tentar vender, mas também para oferecer dicas de saúde e se tornar referência no tema.

Tenha seu negócio publicado no google e peça para seus clientes fiéis avaliarem seu atendimento. Além de ser grátis, hoje em dia muitas pessoas procuram os estabelecimentos mais próximos utilizando o celular. As famosas 5 estrelinhas podem fazer você ganhar clientes das grandes redes de farmácias pela proximidade com a residência do cliente e seu ótimo atendimento.

Quer investir um pouco mais? Faça um anúncio no google apenas para o seu bairro! Essa é uma técnica que as grandes redes não fazem! Comunique no seu anúncio falando uma característica do seu bairro ou usando um ponto de referência. Até algo mais genérico funciona: “O menor preço com o melhor atendimento da Praça da Sé, estamos esperando você!”, ou “A entrega mais rápida de Madureira, ligue agora!”.

 

4. Busque a fidelização

Você sabia que, muitas vezes, o investimento necessário para que um cliente volte a comprar na sua loja é bem menor do que aquele para conquistar novos?

Para se aproveitar disso, desenvolva programas de fidelidade para recompensar os consumidores frequentes, seja oferecendo descontos, promoções, cartões de pontuação, entre outros.

Outra forma bem legal de atuar é chamar o cliente pelo nome. Treine seus funcionários sobre a importância de falar: – “Oi dona Miriam!”, ” Tudo bem seu Carlos?”, “Obrigado e volte sempre dona Rose!”. Isso vai te diferenciar da grande rede de farmácias que tanto tira seu sono!

 

5. Acione parceiros

Outra excelente forma de aumentar as vendas da sua farmácia é contratar um representante comercial. O profissional poderá visitar médicos e profissionais de saúde para tornar seu estabelecimento mais conhecido e, consequentemente, aumentar o fluxo de clientes na loja.

 

6. Aposte em aconselhamento e acompanhamento

As farmácias vendem produtos que estão presentes também nas gôndolas dos supermercados, barras de cereais, shampoos, entre outros. Para aumentar as vendas desse tipo de item, aproveite a vantagem competitiva de ter o farmacêutico em seu estabelecimento: ele é um profissional que pode aconselhar e acompanhar os clientes durante a compra, o que não ocorre em outros tipos de negócio.

Além desses produtos vendidos normalmente em supermercados, as farmácias podem se aproveitar da influência do farmacêutico para vender também mercadorias diferenciadas e menos comuns no mercado.

Mesmo seguindo todas essas dicas, lembre-se que o bom atendimento ainda é uma das melhores formas de aumentar as vendas. Um cliente bem recebido e orientado irá não somente se sentir mais propenso a comprar, como até mesmo a voltar caso não encontre um item naquele momento.

 

Fonte: “6 dicas para aumentar as vendas na sua farmácia”.

Escrito por:
Trier Sistemas

Fundada em 1992, com o passar do tempo, a Trier se especializou em sistemas para gestão de farmácias e drogarias pelo Brasil. Conheça mais sobre a Trier em: www.triersistemas.com.br

Se sua empresa também é uma apaixonada pelo varejo e especialista no mercado farmacêutico, envie seu artigo: redacao@capptai.com.br

 

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