Sabemos que nesses últimos anos a economia brasileira tem afetado vários setores, incluindo o de farmácias e drogarias. Como se isso já não fosse o bastante, cada vez mais proprietários desse ramo sofrem com o aumento da concorrência – principalmente com a chegada de grandes redes associativistas. Assim, é extremamente necessário que os gestores de farmácias tenham atitudes diferentes para que mudanças ocorram de forma positiva.

Buscar a fidelização de clientes e atrair novos olhares virou uma grande necessidade de pequenas farmácias. Mas essas necessidades devem ser atreladas com estratégias de baixo custo, para que não exista sérios problemas em fluxo de caixa.

Neste post, daremos algumas dicas essenciais para que o seu negócio conquiste mais clientes e fidelize os existentes. Capptaí e continue com a leitura!

1. Fidelização de clientes em farmácias

Engana-se quem pensa que um pequeno estabelecimento não precisa ter alguns cuidados com marketing e fidelização. Encantar o comprador é mais do que um “mimo”, e sim uma necessidade para atrair novos olhares.

Crie ações de fidelização – um cartão exclusivo para clientes, por exemplo. Isso é importante para oferecer descontos/benefícios que os deixem felizes e façam voltar ao seu negócio. Com essa ação, o cliente se sentirá valorizado(a) toda vez que entrar em seu estabelecimento e realizar uma compra. Afinal de contas, ele precisa se sentir recompensado(a) e reconhecido(a).

A tele-entrega também pode ser um grande diferencial! Ela proporciona maior comodidade, o que, por muitas vezes, facilita a vida do cliente na correria do dia-a-dia e no turbilhão de tarefas cotidianas.

Ofertar promoções personalizadas por WhatsApp e/ou rede social também é outra grande possibilidade. O cliente gosta de empresas que estão presentes em sua vida e que procuram ter um relacionamento facilitado. Imagine, por exemplo, enviar uma receita por WhatsApp ou Facebook e receber as compras no conforto de casa!

2. Relacionamento

Quando falamos de relacionamento, as redes sociais geram muitas oportunidades. Um relacionamento, no entanto, vai muito além dessas plataformas: é a forma como nos relacionamos que faz toda a diferença para o usuário. Chamá-lo(a) pelo nome, ser gentil e educado é essencial, independente do meio – presencial ou digital.

Para realizar uma pós-venda, questionar a satisfação do produto adquirido e ter controle dos medicamentos de uso contínuo também podem surpreender seus clientes. São ações que, por muitas vezes, um software de gestão da farmácia possibilita e você não usa por desconhecimento. Também é interessante dar felicitações no aniversário do cliente ou em uma ocasião especial. Nesses dias, fazer o cliente sentir-se especial, certamente, irá conquistá-lo(a).

Veja que, até agora, não mencionamos nenhuma ação com custo expressivo; são atitudes/gestos que darão credibilidade ao seu negócio. Caso queira investir, no entanto, disponibilize brindes: são “agradinhos” que costumam funcionar.

Para finalizar esse tópico, é importante que você lembre-se de sempre tratar o seu cliente como você gostaria de ser tratado.

3. Capriche no visual da sua farmácia

Ter uma identidade e uma loja visualmente bonita faz com que as pessoas se sintam atraídas. Além do mais, estão falamos de saúde, portanto, é sempre importante às pessoas terem uma boa impressão do seu estabelecimento. Ter um ambiente limpo, claro e agradável são apenas alguns pontos fundamentais de todo o processo.

Outra sugestão bastante interessante é relacionada à disposição dos produtos e a organização das gondolas. A forma como você dispõe os produtos na prateleira pode influenciar significativamente a decisão de consumo. Portanto, é sempre importante fazer com que o cliente perceba e compre mais do que ele estava disposto a comprar, fazendo disposições estratégicas e até merchandising para incentivá-lo.

4. Preste atenção nas suas redes sociais

Mesmo que você não venda online, ter uma rede social bem cuidada e atualizada faz com que as pessoas vejam o seu negócio de um modo diferente. Aproveite as mídias para mostrar todo o potencial da sua farmácia em relação a variedades de produtos, atendimento etc.

Você também pode aproveitar esses canais para fazer investimento periódicos. Assim, você segmenta e direciona suas publicações para a cidade e público que você deseja atingir. Como todo mundo está conectado nos dias de hoje, esta é uma boa forma de você encontrar novos clientes e potencializar a visibilidade da sua empresa.

Mas fique ligado: ao trabalhar nas redes sociais, a sua farmácia precisa ter alguns cuidados, como postagens interessantes, conteúdos atrativos e, claro, um visual que esteja de acordo com a sua identidade.

5. Posicionamento na internet

Se você tiver um site na internet, é extremamente importante que você tenha um posicionamento no Google e saiba utilizar estratégias de conteúdo e SEO. Caso não tenha, você possui outras preocupações, como colocar a localização do seu negócio no Google Maps e as formas de contato. Esteja ciente que muitas pessoas podem estar pesquisando a rua que fica sua farmácia ou seu telefone, por isso, atenção!

Mas essa cautela precisa estar presente em todas as atividades que você realizará a partir das dicas que mencionamos aqui. A criação de uma boa reputação, o vínculo com clientes e o crescimento de vendas só será possível com a união de vários fatores, que funcionarão efetivamente quando você bota-los em prática.  O melhor marketing é aquele elaborado com paciência, cuidado e dedicação.  Então, mãos na massa!

 

Escrito por:
Trier Sistemas

Fundada em 1992, com o passar do tempo, a Trier se especializou em sistemas para gestão de farmácias e drogarias pelo Brasil. Conheça mais sobre a Trier em: www.triersistemas.com.br

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