Como é o atendimento da sua farmácia?

Um bom atendimento pode proporcionar inúmeros benefícios nos serviços e imagem de uma farmácia. É por isso que hoje damos 5 dicas para melhorar ainda mais o relacionamento da sua farmácia com os seus clientes. Confira!

 

1. Tenha empatia com seus clientes

Mais do que um sorriso bonito e simpatia, um fator primordial no atendimento é a empatia. Significa saber se colocar no lugar do outro. Se esse já é um fator imprescindível para todos negócios, imagine para uma farmácia!

Sempre que for atender alguém em seu estabelecimento, coloque-se na situação daquele cliente e pense: como você gostaria de ser atendido naquela situação?

O resultado do atendimento pode ser valioso.

 

2. Conheça os detalhes dos produtos vendidos

É claro que dentro de uma farmácia existe uma infinidade de produtos e medicamentos – muitas vezes, é impossível saber tudo. Mas tenha sempre em mente que, quanto mais você saber sobre os medicamentos e os produtos ofertados, melhor será o seu atendimento (e o esclarecimento das dúvidas dos seus clientes).

Existem muitas fórmulas dos medicamentos genéricos, categorias dos produtos, legislação, posologias etc. No entanto, é importante que os atendentes estudem e se interessem por essas questões, visando sempre passar confiança em seus atendimentos e demonstrando conhecimento naquilo que faz e orienta.

E, claro, não podemos esquecer: é fundamental, e exigido por lei, ter um farmacêutico durante todo o turno de funcionamento da farmácia.

 

3. Boa apresentação pessoal

A apresentação pessoal dos colaboradores da farmácia é vital para que as pessoas tenham uma boa imagem do estabelecimento e não pareça um local desleixado. O atendente, principalmente, deve estar sempre bem cuidado, com cabelos arrumados, barba feita e, se possível, usando o uniforme do local.

 

4. Não faça julgamentos

Jamais faça julgamentos precipitados dos clientes que entrarem na sua farmácia. Cada pessoa possui sua personalidade, estilo, condições etc. Sua atenção deve ser sempre a mesma, tratando-os com respeito e cordialidade.

Igualdade é sempre muito importante.

 

5. Tenha sempre uma postura positiva

Antes de mais nada, é preciso entender que, normalmente, quem procura por uma farmácia está passando por um momento delicado em sua vida. Por isso, os profissionais precisam colaborar de forma útil e positiva com o cliente.

Demonstre sempre uma postura agradável, olhar cortês e sorriso educado. Colaborar e ser prestativo em momentos como esses podem melhorar muito a visão da farmácia. No mais, como já dissemos, se trata de uma questão de empatia: faça aquilo que você espera que seja feito por você.

Assim, se você seguir essas 5 dicas simples e eficazes, seu atendimento terá diferencial em relação a concorrência. Quem sairá na frente é você!

 

Escrito por:
Trier Sistemas

Fundada em 1992, com o passar do tempo, a Trier se especializou em sistemas para gestão de farmácias e drogarias pelo Brasil. Conheça mais sobre a Trier em: www.triersistemas.com.br

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