Um grande desafio que os varejistas enfrentam é definir a quantidade de mercadoria que devem comprar de modo que não tenham muitas faltas nem muitas perdas.

Confira o artigo que o Gustavo Dias, diretor de varejo da CIGAM – empresa parceira do blog, nos enviou sobre como fazer o planejamento de compra e gestão de estoque de forma mais assertiva. Capptaí!

…………..

Esta é uma dúvida que muitos varejistas possuem. Eu, particularmente, gosto muito de uma técnica de analisar por categorias a venda de um período para então fazer a compra, projetado por um crescimento.

É normal dos lojistas receberem um representante e saírem comprando sem de fato analisar o quanto venderam na coleção passada. Os lojistas se empolgam com o que o representante da fábrica lhes oferece e baseado apenas em seu gosto pessoal, fazem o pedido.

Na prática, esse sistema baseado em gosto e não em métricas gera um dos maiores cânceres do varejo que é a sobra de estoque e também a perda de venda.

Entendo que uma correta compra deve se basear em princípios de resultados passados, projetando um futuro com crescimento a ser planejado pelo lojista. Por exemplo, se a loja vendeu na coleção passada 400 calças jeans, não posso comprar 600. E se vendeu 200 botas não posso comprar 100, caso contrário teremos uma sobra de calças e falta de botas no final de uma coleção, o que gerará prejuízo em ambos os lados.

A maioria dos lojistas, por falta de um sistema de gestão que os ajude a ter indicadores claros e precisos, acabam comprando baseado em seus ‘feelings’ e a probabilidade de acerto é a mesma que a do erro. Agora, quando se existe um software que de fato faça uma gestão assertiva do estoque e ajude o lojista num planejamento voltado para o resultado, a probabilidade de sobra e/ou falta de estoque é mínima, gerando maiores margens no varejo. Afinal, a liquidação, quando acontecer, será com pequenos descontos visto que a loja terá pouco saldo para liquidar gerando margens muito maiores que as atuais.

 

Escrito por:
Gustavo Dias 

Diretor de Varejo da Cigam 

Atuando no mercado de software de gestão empresarial desde 1986, a CIGAM está sempre em busca de inovação, produtividade, integração e inteligência organizacional. As soluções completas de ERP, PDV, CRM, RH, BPM, MOBILE e BI são utilizadas por mais de 5.000 clientes. Conheça mais sobre a CIGAM em: www.cigam.com.br

Se sua empresa também sabe como facilitar a vida do varejista, envie seu artigo: redacao@capptai.com.br

 

Posts Relacionados

Comentários