Se você é um varejista e ainda não conta com um açougue no supermercado entenda que está perdendo uma grande oportunidade de novas vendas e de conquistar novos clientes. Os brasileiros estão entre os maiores consumidores de carnes do mundo. O consumo de carne está presente em várias refeições tradicionais, da feijoada ao churrasco, assim como nas festividades e nas comidas diárias do povo brasileiro. Atualmente o Brasil é o 6º país com maior consumo per capita de carne no mundo, ao lado de países com poder aquisitivo superior ao nosso, como Estados Unidos e Austrália. Portanto, este produto deve receber uma atenção redobrada de todos envolvidos no processo de venda.

 

4 razões para contar com um açougue no supermercado

Onde sua loja de supermercado entra nessa história?

Se você está se perguntando o que o seu supermercado tem a ver com isso, vamos deixar mais claro: A carne é um dos principais produtos de consumo doméstico, este item é um dos mais recorrentes em listas de compras e nas compras diárias de consumidores, além de ser alvo de grande procura em supermercados. Por isso, possuir um setor de açougue no supermercado é fundamental para garantir bons resultados, alavancar as vendas e o crescimento da sua empresa. Se você ainda não conta o um açougue no supermercado, vamos apresentar as principais razões para realizar esse investimento:

4 razões para investir em um açougue no supermercado

1. Aumentar Vendas

O açougue é considerado a maior seção em vendas do varejo de alimentos. Os produtos têm um alto valor agregado, o que ajuda a aumentar a receita da loja. O aumento das vendas também poderá ajudar a administração do capital de giro, negociação de prazos e condições com fornecedores (frigoríficos). Contar com um açougue ainda traz a vantagem de oferecer uma solução completa de compras para seus clientes. Muitos clientes optam por ir em supermercados onde consigam comprar todos produtos para sua casa, e assim, não precisam visitar outra loja, economizando tempo. O açougue no supermercado também é uma oportunidade de diferencial competitivo, oferecendo esses produtos você consegue destacar sua loja dos demais concorrentes e atrair clientes para dentro da sua loja. De acordo com o Ranking dos setores em vendas, realizado pelo portal Supermercado Moderno, o açougue representa 13,4% das vendas totais das lojas. Esse indicador está em linha com o que é observado em varejistas de Minas Gerais, inclusive, em lojas com um setor forte essa participação pode ser bem superior.

 

2. Aumentar a rentabilidade

O varejo de alimentos é caracterizado por margens apertadas, principalmente os setores que contam com produtos industrializados e de alto giro, cuja competição é acirrada e a comparação de preço pelos clientes é relativamente fácil. O açougue é um setor que conta com uma margem interessante, não é dos setores mais rentáveis, mas dado o volume de venda e uma boa margem, o dinheiro que sobra no final faz grande diferença para a loja. Aqui vale um lembrete de atenção. Também é no Açougue as maiores taxas de perdas da loja. Com produtos de alto valor e perecíveis, se sua loja não dispõe de boas práticas de prevenção de perdas e controle de estoque, sua rentabilidade pode ir água abaixo. Outro ponto de atenção é a necessidade de uma boa gestão e acompanhamento de despesas de perto. Isso porque o açougue carrega uma série de despesas, como pessoal, equipamentos, energia elétrica, entre outros insumos. Ter conhecimento das despesas é fundamental para saber o real resultado da categoria.

 

3. Aumentar vendas de outros produtos

Os consumidores entram na loja para comprar carnes e acabam comprando outros produtos. Se você já conta um um açougue no supermercado, faça uma análise dos cupons de vendas do setor nos dias de sábado e domingo, perceberá que no cupom que houver a carne, há grandes chances de encontrar cervejas, carvão, sal grosso. Isso mesmo, o famoso churrasco! A dica aqui é ter um software de gestão que possibilite gerar relatórios de vendas relacionadas (em alguns sistemas são chamados de “relatório de produto agregado”). A ideia é simples, você seleciona um item, e o sistema apontará quais são os produtos que estiveram mais presentes no mesmo cupom. Faça esse teste, tire o relatório a partir da “Picanha”.

 

4. Diferenciação da sua loja

Montar um açougue no supermercado é uma boa oportunidade de você mostrar sua qualidade e encantar seu cliente. Com o aumento de renda no Brasil, existe uma tendência de consumo de cortes nobres e diferenciados. Ao contar com um bom açougue, investir em atendimento e capacitação da sua equipe, você pode transformar a área em uma “imã” de clientes. Hoje em dia a experiência do cliente na hora da compra se tornou um dos principais critérios de avaliação para escolher estabelecimentos. Investir em uma perfeição no açougue da sua loja faz com que você alcance um diferencial competitivo sobre os concorrentes, oferecendo produtos diferenciados, fazendo com que mais pessoas procurem sua empresa para as suas compras. Quer ver um exemplo disso? Os amantes de churrasco não compram suas carnes em qualquer estabelecimento, eles procuram em locais que oferecem produtos diferenciados e com alta qualidade.

 

Conclusão

Essas são as 4 principais razões para possuir um açougue no supermercados. Agora é partir para o trabalho. Montar um bom açougue não é uma tarefa fácil, o empresário enfrentará uma série de desafios e dificuldades técnicas, porém os resultados e os benefícios serão fundamentais para melhorar os resultados da sua empresa e conquistar mais clientes para sua loja.

 

Fonte: ” 4 razões para contar com um açougue no seu supermercado”

 

Escrito por:

Gabriel Junqueira 

Infovarejo

 

A InfoVarejo, é um portal de profissionais do ramo, desenvolvido para ajudar os varejistas do Brasil a superarem os desafios do dia a dia. Com muito conteúdo de qualidade, suas matérias são produzidas por colunistas especialistas no assunto.  Conheça mais sobre a InfoVarejo em: www.infovarejo.com.br Se sua empresa também é uma apaixonada pelo varejo, envie também seu artigo: redacao@capptai.com.br

Comentários