No dia 30 de maio de 2018 foi publicado pelo Governo do Estado de Pernambuco o Decreto 46.087. 

Este documento determina que a partir de 1 de janeiro de 2019, em Pernambuco, a emissão do comprovante de pagamento feito por meio de cartão de crédito e débito deve estar vinculada a NFC-e correspondente. Este processo deve ocorrer por intermédio da interligação da solução de pagamento com o programa emissor do documento fiscal.

Confira o Decreto 46.087 na íntegra clicando aqui.  

E o TEF?

É aí que ele entra! Para usar uma solução de pagamento que esteja vinculada ao sistema e à emissão da NFC-e é necessário a instalação do TEF, um software que é acionado pelo sistema de vendas da loja e realiza transações em cartões usando a internet.

Para ficar mais claro como funciona na prática, vamos utilizar o exemplo de uma compra em cartão em um supermercado.

No momento da venda, os itens selecionados pelo cliente passam no caixa e são registrados no sistema do estabelecimento. Em seguida, o operador de caixa seleciona a forma de pagamento cartão.

O valor da compra é enviado direto do sistema para o pinpad (não há necessidade do operador digitar na maquininha). Por sua vez, o TEF solicita as operadoras de cartão o débito ou crédito da transação. Ao receber a resposta, ele envia todos os detalhes da aprovação para o sistema de vendas, que imprime o documento fiscal e o recibo da transação.

Qual a vantagem?

Apesar do tom de obrigatoriedade, é importante ressaltar que essa solução traz inúmeras vantagens para o varejista!

Na Cappta – empresa referência no mercado de meios de pagamentos- por exemplo, 94% dos clientes não tem obrigatoriedade no uso do TEF!

A solução é adquirida justamente pelos benefícios que ela traz, como:

– proporciona maior controle sobre as vendas,

– previne fraudes,

– gera relatórios mais confiáveis de fluxo de caixa,

– facilita a conciliação do financeiro,

– dá mais autonomia e liberdade ao empreendedor.

 

Quer entender melhor como o TEF funciona? Clique aqui.

 

Escrito por:
Cappta

A Cappta é uma empresa especializada na captura de pagamentos eletrônicos  e empresa gestora do Blog Capptaí. Nasceu em 2011 como uma solução completa para o varejista e simples para o usuário. Conheça as soluções e diferenciais em: www.cappta.com.br

Se sua empresa também quer compartilhar as melhores práticas de gestão do varejo, entre em contato com a gente: redacao@capptai.com.br

 

 

Comentários