Você é varejista e pensa que as vendas online são apenas para grandes franquias? Neste artigo vamos mostrar as razões pela quais o ecommerce para pequenos supermercados funciona.
O varejo é um dos setores que têm apresentado mais mudanças com as novas tecnologias nos últimos anos, a crescente participação do ecommerce, o impacto das mídias sociais nas lojas assustam os empresários.
As razões para essas mudanças que estamos assistindo não estão apenas na evolução e maturidade das tecnologias em si, dos sites de ecommerce em todos aspectos, desde a navegação ao pagamento, da penetração de dispositivos móveis conectados a grande parte da população brasileira.
A principal razão, e que o varejista deve se preocupar, está na mudança do hábito de consumo. Uma nova geração, os Millennials, que já nasceram conectados no mundo digital, tem comportamento diferente em relação ao consumo. E em muito breve, já corresponderão pela maior parte do consumo.
Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo
 

Bom, e onde entra o seu supermercado nessa história?

Você precisa pensar na sobrevivência do seu negócio no longo prazo. E esse futuro cruza com essas novas tecnologias e esse novo consumidor. Por isso, vale a pena começar a pensar sobre como montar um ecommerce para pequenos supermercados.
Para o dono do negócio, as vendas online surgem como uma oportunidade de aumentar o faturamento da sua loja, aumentar o ticket médio, reduzir a capacidade ociosa do supermercado e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa.
O que muita gente não sabe, é que o pequeno supermercadista tem muitas vantagens, em relação às grandes redes, quando o assunto é ecommerce.
 

Afinal, por que há mais chances de sucesso no ecommerce para pequenos supermercados?

 

Flexibilidade

A flexibilidade do pequeno empresário é um dos grandes elementos que favorecem o sucesso do ecommerce para pequenos supermercados. Esses empresários não contam com uma rede de processos burocrática, o que favorece a tomada de decisão e o controle da operação.
Além disso, a organização logística desses negócios é mais aberta, sendo mais fácil a realização de alterações que facilitam o sistema de vendas on-line. Ou seja, os pequenos supermercadistas têm mais chances de se adequarem ao ambiente digital, pois contam com processos mais flexíveis na operação.

Medo da própria concorrência

O medo de criar uma concorrência com as próprias lojas é algo que passa na cabeça dos donos de grandes redes de supermercados.
Por contar com um grande número de lojas, normalmente, isso é caracterizado por uma rede, o grande empresário enxerga que o lançamento de uma loja virtual causará impacto nas vendas das lojas físicas. Resumindo, o ecommerce canibaliza as vendas da loja física no caso de grandes redes de supermercados.
Porém para o pequeno supermercadista não esse medo não faz sentido. O ecommerce para pequenos supermercados faz com que a demanda de venda cresça, pois aumenta a visibilidade da marca e faz com que sua ofertas cheguem em consumidores que não seriam alcançados apenas com a loja física.

Proximidade com o cliente

A proximidade com clientes do pequeno supermercado faz toda diferença no momento de implantar uma loja virtual.
Normalmente, o pequeno supermercadista consegue ter um contato mais próximo e direto com o consumidor da sua loja. Dessa forma o lançamento de uma nova plataforma de venda acaba ganhando mais adesão, devido à comunicação rápida entre cliente e empresário.
Por conta dessa proximidade, o dono do negócio consegue identificar a demanda do seu público e assim criar ações para supri-las. Algumas atividades fazem com que o atendimento oferecido no sistema de ecommerce para pequenos supermercados seja ainda mais personalizado, aumentando a identificação dos clientes e as chances de sucesso desse formato de vendas.
O varejo alimentício possui algumas características singulares, e entre elas a proximidade com o cliente tem destaque.
 
Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo
 

Existência de um serviço de delivery

É comum pequenos supermercados contarem com um serviço de entregas de mercadorias, normalmente conhecidos como o serviço de delivery. Nesse processo, o consumidor vai à loja, realiza a compra normalmente e o supermercado fica responsável pela entrega desses produtos.
O ecommerce para pequenos supermercados é uma forma de aprimoramento dessa atividade, de forma que o supermercadista já conhece algumas situações que podem acontecer. A diferença é que o cliente não precisará mais ir até à loja, todo o processo de compra será feito pela internet.
 

Ferramentas adequadas

O ecommerce é uma loja, só que ao invés de ser feita de tijolo e cimento, ela é feita de códigos de programação. Assim, contar com os softwares adequados faz toda a diferença.
A primeira ferramenta para o ecommerce para pequenos supermercados é um sistema de gestão implementado. Para uma operação minimamente bem sucedida na internet, você precisará de informações confiáveis de estoque, cadastro de produtos, e um processo eficiente de emissão de documentos fiscais. Esses processos devem ser centralizados no seu sistema de gestão ERP.
Em seguida, você precisará da sua loja virtual, a plataforma de ecommerce, que será responsável pelo processo de venda online, desde a exposição dos produtos no site, até a finalização da venda.
Software de gestão e a plataforma virtual são as duas ferramentas básicas, mas certamente você precisará de outras. Um gateway de pagamento, para realização e segurança dos pagamentos online, software de otimização das rotas de entrega, e até mesmo software para buscar imagens atualizadas dos produtos, fundamental para uma boa experiência de compra do seu cliente em sua loja virtual, são alguns exemplos.
Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo
 

Ecommerce para pequenos supermercados: os desafios

Apesar do ecommerce estar invadindo o território das lojas físicas, alguns segmentos, como produtos de informática o ecommerce quase corresponde a metade das vendas totais, ou seja, metade do bolo; esse movimento ainda não foi percebido no varejo de alimentos, a participação de vendas do ecommerce em supermercados é quase irrelevante.
Por que? Bom, existem três grandes desafios do ecommerce no segmento:

  1. Dificuldade na escolha e entrega dos perecíveis;
  2. Logística de entrega aos clientes e disposição dos mesmos a pagar pelo frete;
  3. Alto custo de operação deste tipo de vendas.

 
Por ser mais flexível e estar mais próximo da operação, os dois primeiros desafios o pequeno supermercadista sai na frente. O desafio do custo da operação é possível contornar utilizando a capacidade instalada da loja e ociosidade da equipe interna em horários de baixo movimento.
Portanto, por incrível que pareça, o pequeno supermercadista tem mais chance de vencer no ecommerce que uma grande rede.
Aproveite essas vantagens e foque na qualidade dos produtos entregues ao cliente.
O consumidor online não abre da qualidade dos produtos que compra. Por causa da proximidade com o cliente e com a operação do seu negócio em geral, o dono da empresa consegue controlar, supervisionar e garantir a qualidade dos produtos que serão entregues.
Se o objetivo do seu supermercado é aumentar as vendas, aumentar o ticket médio e conquistar novos clientes, implantar um ecommerce é uma excelente solução.
É possível implantar um ecommerce no seu supermercado? Deixe nos comentários, queremos saber sua opinião.
 
Fonte: “Ecommerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo”
 
Escrito por:
Gabriel Junqueira 
Infovarejo
 
A InfoVarejo, é um portal de profissionais do ramo, desenvolvido para ajudar os varejistas do Brasil a superarem os desafios do dia a dia. Com muito conteúdo de qualidade, suas matérias são produzidas por colunistas especialistas no assunto.  Conheça mais sobre a InfoVarejo em: www.infovarejo.com.br
Se sua empresa também é uma apaixonada pelo varejo e quer compartilhar dicas de gestão, envie também seu artigo: redacao@capptai.com.br
 
 

Facebook Comments