A transformação digital não diz respeito apenas às grandes corporações ou aos sites e mídias sociais. Tem a ver com a mudança de postura na gestão de empresas.
Mesmo em tempos de transformação digital sob todos os aspectos e em diversos setores do mercado, ainda existem gestores que acreditam que isso esteja ligado apenas aos grandes negócios ou àqueles que trabalham com tecnologia. No entanto, a realidade na gestão de empresas é outra!
O termo transformação digital, quando combinado com gestão de empresas, não se refere unicamente ao investimento em tecnologia ou às maiores corporações. Em qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, essa transformação pode ser a chave para ele se destacar, melhorar os processos e obter vantagem diante da concorrência.
Mas, o que significa mesmo a tal da transformação digital? Por que ela é tão importante para todas as empresas? Como implementar na prática em pequenos e médios negócios? É o que você vai ler agora!

 Transformacao digital

O que é transformação digital?

Aproveitar as inovações tecnológicas para criar vantagens competitivas no mercado, valor e mais receita para um negócio! Esse parece ser o principal entendimento quando se fala em transformação digital. Porém, o termo vai além deste esteriótipo. 
Para a transformação digital acontecer, não basta adotar ou lançar uma novidade no mercado. É necessário que a mentalidade dos gestores da empresa mude em função da implementação dessa novidade estratégica.

Por que a transformação digital é importante para a gestão de empresas, independente do seu porte?

O mercado caminha a passos largos para a automação dos processos. Do mesmo modo, os clientes têm cada vez mais acesso às ferramentas tecnológicas, que se tornaram meios bem práticos de uso diário.
Não adotar a transformação digital na gestão de empresas é uma escolha extremamente arriscada! O consumidor, que hoje busca não só comprar um produto, mas ter uma boa experiência de compra e satisfação, deseja que as empresas ofereçam agilidade, praticidade e eficiência — nada de enrolação! 
Neste momento, cabe ao (s) gestor (es) da empresa estudar e tomar a frente das mudanças. Os benefícios serão facilmente mensurados, como estes:

  • Melhoria nos processos administrativos e de produção internos;
  • Redução de custos;
  • Vantagens competitivas e diferenciação no mercado;
  • Segurança financeira;
  • Satisfação dos clientes;
  • Melhoria no planejamento de compras e controle de estoque;
  • Melhor comunicação interna e externa.

Para provar os ganhos, veja os dados da pesquisa realizada pelo Grupo Altimeter, referente aos ganhos reais das empresas que implementaram a transformação digital na sua gestão:

  • 41% das empresas aumentaram sua fatia de mercado (market share);
  • 30% das empresas aumentaram o faturamento do consumidor;
  • 37% das tiveram um crescimento de engajamento do consumidor em canais digitais;
  • 32% perceberam um aumento no número de visitantes no site e canais digitais.

Como implementar a transformação digital na prática em pequenos e médios negócios?

Para conquistar os benefícios da transformação digital, o primeiro passo é delimitar onde a empresa quer chegar. Inclusive, existem casos em que o objetivo é repensar todo o modelo de negócio.
Se liga nos passos, a seguir:

  1. Estabelecer as expectativas

Quais são as metas e expectativas? O gestor precisa deixar isso claro à sua equipe, transmitir otimismo e entusiasmo.  Além disso, deve preparar o time para os possíveis obstáculos que venham a surgir.

  1. Oferecer comunicação clara e os “por quês” das mudanças

É hora de explicar as responsabilidades de todos os envolvidos no processo, garantindo que tudo ocorra da maneira esperada. Neste processo, ao comunicar-se previamente e em todas as etapas, o gestor permite que a equipe entenda a ideia de mudança e ela forneça todas as informações de maneira natural.

  1. Executar um projeto piloto

Este é um passo que muitas empresas adotam: o projeto piloto. Assim, qualquer dificuldade encontrada prematuramente, será melhor resolvida do que em um estágio avançado.

  1. Oferecer ferramentas de apoio durante todo o processo

Os treinamentos disponibilizados aos funcionários servem para que eles se adaptem ao novo sistema de gestão de empresas. Entretanto, é provável que alguns deles voltem aos velhos hábitos. Neste momento, um suporte regular é que vai ajudar.

  1. Manter o foco após a implementação do novo sistema de gestão de empresas

A empresa passou pela transformação digital, agora está tudo resolvido. Não é bem assim! Acompanhar regularmente as melhorias e ter um compromisso contínuo com a gestão é uma medida assertiva. As opiniões dos gestores e de funcionários são sempre importantes.
 
Criar um site e estar presente nas mídias sociais digitais é essencial para todos os tipos e tamanhos de negócios. Mas, não é “só isso”! A implementação de ferramentas mais modernas de gestão de empresas, como um software de gestão, também faz parte do processo. 
Investir em um software de gestão de empresas é parte decisiva da evolução do negócio. Por meio de um sistema automatizado, é possível gerenciar todos os dados e informações sobre o negócio de maneira instantânea e segura. Além disso, as decisões serão tomadas em função de dados concretos.
 
Escrito por:
GDOOR Sistemas

A GDOOR, é uma empresa Catarinense de Tecnologia da Informação. Com mais de 145 000 usuários, oferece soluções em softwares para gestão de Micro e Pequenas empresas. Conheça mais sobre a GDOOR em: www.gdoor.com.br
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